Objetivos do projeto de Revitalização do Rio Iguaçu e Ações de prevenção da água foram apresentadas pelo gerente da Sanepar, Renato Bueno aos técnicos do painel de Urbanismo e Meio Ambiente na última terça (10).

O Conselho está representado por 65 entidades, tem por missão estimular a transformação de ambientes urbanos em espaços propícios ao desenvolvimento de negócios sustentáveis e que tragam progresso de forma equilibrada, visando preparar a cidade em longo prazo.

Outro ponto debatido foi à estrutura do saneamento básico de Cascavel, como os mananciais de abastecimento da cidade rios Cascavel, Peroba e Saltinho, assim como os que fazem parte dos projetos de abastecimento a curto, médio e longo prazo – o São José, Rio do Salto e o Tormenta, integram a Bacia do Baixo Iguaçu e que estão inseridos nas ações de revitalização do maior rio do Paraná.

Ações de preservação da água e de sustentabilidade foram desenvolvidas pela Sanepar nos últimos anos: a ampliação da cobertura da rede coletora de esgoto para 91% da população urbana. “Os investimentos no sistema de coleta do esgoto em praticamente todos os bairros que fazem parte da bacia de abastecimento da cidade, evitam o despejo irregular e garantem a qualidade da água dos mananciais”, destacou Bueno. Outra questão importante apontada foi a manutenção da área de fragilidade ambiental, dentro do Plano Diretor de Cascavel, para as regiões que fazem parte da bacia de abastecimento.

O próximo encontro do painel acontecerá no dia 10 de junho às 14horas na ACIC.

Por Patrícia Pacheco