Casa cheia, marca o encontro da plenária itinerante do Codesc _Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel, realizada no Sinduscon Paraná Oeste, nesta sexta, (05).
O encontro contou com a participação de mais de 45 entidades representativas, além da presença de secretários e do presidente de honra, Leonaldo Paranhos, prefeito municipal de Cascavel.
Sob condução do presidente Alci Rotta Júnior, o encontro pautou, expectativas de crescimento Cascavel 2050, com André Cruz, diretor de planejamento urbano da Urban Systems, Plano para fortalecer o ecossistema e inovação do AGRO CASCAVEL, com Emerson Durso – Sebrae, Augusto Stein, gerente do Sebrae Oeste e Paulo Orso, presidente do Sindicato Rural Patronal de Cascavel.
O Codesc, nasceu há 10 anos nasceu com missão de pensar ações a longo prazo, com o tempo fomos consolidando ações e disseminado as tendências de futuro. Hoje contamos com a representação de 65 entidades representativas de Cascavel que de forma voluntária contribuem com desenvolvimento do município. A participação da sociedade civil organizada é a alma do Conselho que, com o caráter deliberativo e consultivo, formula e promove políticas de desenvolvimento econômico e social.
O Prefeito Paranhos, falou sobre importantes avanços, enaltecendo a participação das entidades que vem contribuindo disseminando e fortalecendo as bandeiras em prol de Cascavel. Anunciou, que Catuaí Shopping, fará no dia 22 de agosto, uma apresentação do plano de evolução da obra. Momento que enalteceu diversos pontos positivos da cidade, afirmando que a gestão atingiu um grau de maior de maturidade. “Estamos entre as cidades médias, e essas são as mais procuradas por possuir mais qualidade de vida e oportunidades. Nossas ações estão pautadas no planejamento de média e longo prazo, compartilhado. Fazer obras sem sintonia com poder público, a margem de erro é muito grande”, pontuou, lembrando que precisam definir o cardápio de obras/emprego para obter um plano de consolidação de habitação. Finalizou afirmando, que já está protocolado para orçamento do próximo ano, consolidação do anel rural 150km/2023, ferramenta inteligente que irá atender todos os distritos. “Se nós acertamos nestes últimos cinco anos, foi porque tivemos a participação efetiva das entidades, isso fez, que nós errássemos menos”, finalizou o gestor.
“Paranhos, nos surpreende a cada encontro é um grande visionário, somos privilegiados em morar em Cascavel, e telo como nosso gestor público”, disse presidente Rotta, agradecendo presença do gestor.
Conselheiro Edson Vasconcelos, representante da Fiep, ressaltou a importância de consolidar e nivelar os temas entre as entidades. “Momento em que nos reunirmos e não falamos dos problemas de ontem, somente do futuro, estamos cumprindo a missão do Codesc”, frisou. Os podcasts, estão acontecendo com pré-candidatos e precisamos de investidores para torná-los permanentes, em setembro vem o Tendências, com vários especialistas sob o tema: Desafios do macrozoneamento para Cascavel 2050, momento oportuno de mais episódios, alertou Vasconcelos.
Por: Patrícia Pacheco