Cascavel2030

O direito a saúde tem sido um tema muito polemico dentro da sociedade, ao passo que, no decorre do tempo à sociedade tem sido cada vez mais exigente com tal direito. Uma análise dos princípios norteadores em prol da concreção do direito à saúde foi apresentada, pelo secretário municipal de Saúde Rubens Griep, a câmara técnica de saúde e bem-estar que compõe o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Cascavel.

O secretário detalhou que a Lei de 1988 deu para o direito à saúde uma roupagem, de modo que dito direito passou a se comporta como direito social e também políticas públicas, sendo dever do Estado promover e financia-lo, salienta-se ainda que a Carta de 1988, disse: “o direito a saúde é direito de todos e dever do Estado”. Destaca-se, como de todo este direito inerente a saúde. O governo criou o Sistema Único de Saúde, para atender todas as necessidades da sociedade, dessa forma foi criado vários princípios que oxigenam o SUS, como por exemplo, os princípios da equidade,  universalidade, integralidade, descentralização e controle social.

Após conhecer a realidade do SUS, em Cascavel os técnicos tem a missão de analisar e refletir sobre o assunto pontuando melhorias que contribuam para o desenvolvimento econômico sustentável de Cascavel. O próximo encontro acontecerá no dia 13 de junho das 14h às 15horas na Acic.

Por Patrícia Pacheco