URBANISMO E MEIO AMBIENTE

Diversos técnicos que compõem a câmara de urbanismo e meio ambiente, retornaram suas atividades nesta semana. Os trabalhos devem seguir em ritmo acelerado para finalizar o projeto Cascavel 2030 e entrarem na visão 2050, o qual será elaborado pela Urban Sytems, a contratação será intermediada junto as entidades.

O encontro contou com a presença do presidente do IPC- Instituto de Planejamento de Cascavel Edson José de Vasconcelos, que fez questão de orientar em alguns pontos, que serão cruciais para o avanço conjunto da câmara de urbanismo e meio ambiente e IPC.

Presidente, referenciou o livro “CASCAVEL: Um espaço no tempo”- A história do planejamento Urbano, o qual traz um histórico de planos diretores, visto que ao longo do tempo os planos traziam concepções friamente cartesianas físicas urbanas, de repente alguém coloca o desenvolvimento econômico, comentou Vasconcelos elogiando a publicação, aconselhando aos técnicos a terem conhecimento do material que servirá de subsídios para evolução conjunta da câmara e IPC. Na sequência frisou, dois pontos que devem ser trabalhados pelo grupo: primeiro “Saber onde estamos? Segundo: Como começar ordenar o leigo em relação ao tema.

Finalizou o encontro a validação dos novos coordenadores, Deborah de Camargo Paciornik representante da Unipar e vice coordenador Leandro Freder Gomes, representante do IPC. Deixaram a coordenação Ronald Peixoto Drabik e Solange Smolarek Dias, além deles já passaram pela coordenação da câmara técnica Fernando Dillenburg, e Caio Smolarek Dias.

As seis câmaras
As seis câmaras técnicas que integram o Codesc são: energia, educação empreendedora, transporte e mobilidade, urbanismo e meio ambiente, turismo, saúde e bem-estar.

by Patricia Pacheco