Integrantes do Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Cascavel participaram na tarde de quinta-feira, de uma videoconferência com o professor Carlos Paiva.  O objetivo foi detalhar melhor as cadeias propulsivas apresentadas no 1º fórum realizado pelo Conselho de Desenvolvimento em 30/08/16.

Paiva detalhou as cadeias propulsiva, multiplicativa e reflexiva. As propulsivas são aquelas que trazem a renda básica para o território, gerada pelos bens produzidos e exportados. No caso de Cascavel e do Oeste, o epicentro econômico são as cooperativas. As multiplicativas são aquelas que fazem o dinheiro circular, mas que têm forte dependência da propulsiva. “Se a primeira tiver problemas, a segunda também terá”, explicou Paiva. Já as reflexivas são, basicamente, formadas por empresas que atraem consumidores de fora para gastar aqui, com destaque aos atacados.

Cascavel tem, segundo as estatísticas mais recentes, 103.769 pessoas empregadas nos mais diversos setores de sua economia. Explicou Paiva, afirmando que existem gargalos na logística, na sequencia mostrou caminhos para reflexos sobre consolidação de projeto com foco no território.

A câmara técnica de Capital Técnico e Tecnológico tem como objetivo posicionar Cascavel como vanguarda em tecnologia para agregar valor nas cadeias propulsivas, por meio da inovação.

Por Patrícia Pacheco