P&D e Eficiência Energética

Representantes de entidades que compõem a câmara técnica de Energia do Codesc – Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Cascavel, participaram nesta sexta13/03, de uma videoconferência sobre o Projeto de P&D e de Eficiência Energética da UTFPR – Campus Pato Branco, com professor doutor Jean Marcs Stephane Lafay.

O objetivo foi obter conhecimento sobre o funcionamento do Programa de Eficiência Energética, bem como saber mais sobre propostas de projetos sobre eficiência energética de órgãos públicos com investimentos reembolsáveis pelo programa.

O técnico Malcon da Silva, afirmou que a vídeo foi extremamente importante para o avanço conjunto da câmara de Energia. “Doutor Jean-Marc, possibilitou uma troca de experiências muito rica, sendo o coordenador do Programa de Eficiência Energética, e por ser um dos principais responsáveis pelo processo como um todo, desde a elaboração do projeto até sua execução. Rendeu muitos questionamentos e sanou muitas dúvidas dos conselheiros sob uma ótica de quem já teve a experiência de participar do Programa de Eficiência Energética da Copel”, pontuou.

De acordo com o representante do Iguassu Valley Cascavel, Álvaro Juliano Vicente, a vídeo oportunizou avançar no entendimento da oportunidade que é a chamada pública PEE pela Copel. O caso apresentado pela UTFPR estimulou outras ações semelhantes em relação a busca contínua pela eficiência energética. “Considero extremamente positivo e válida a iniciativa da câmara de energia de estimular a discussão o assunto. Certamente haverá desdobramentos extremamente positivos para o futuro de Cascavel”, disse.

O coordenador da câmara técnica de energia Luiz Eduardo Cunha D’Avila, declarou que a vídeo possibilitou obter muito conhecimento em pouco tempo. O doutor Jean, apresentou um projeto integral, desde a inscrição na chamada pública da Copel até a conclusão, com os resultados obtidos. Demonstrando as vantagens de se aplicar a eficiência energética em qualquer tipo de instalação. Completando o projeto com a implantação de uma geração distribuída. Proporcionando a instituição redução significativa nos seus custos. Desta forma duas componentes da fotografia de futuro da câmara de energia puderam ser associadas, avaliou.

Por Patrícia Pacheco