Urban Systems

Após apresentação de um diagnóstico amplo e detalhado que vai servir de lastro para reflexões, definições e elaboração do planejamento estratégico da Cascavel de 2050. Uma videoconferência com os coordenadores das seis câmaras técnicas: Educação, Turismo, Energia, Transporte e Mobilidade, Urbanismo e mio ambiente e Saúde e bem-estar, marcam o início dos próximos passos do planejamento na manhã da última quinta-feira (16).

O ex-presidente do Codesc e atual vice da Fiep, Edson José de Vasconcelos, também fez considerações sobre a importância do trabalho em andamento. Além dele marcaram presença a coordenadora de Urbanismo, Deborah de Camargo Paciornik e seu vice-coordenador, Leandro Gomes e o coordenador da câmara de Energia, Luiz Eduardo Cunha D’Avila. Os demais representantes participaram on-line, são eles: Educação, Antonella Neves, Turismo, Felipe Casagrande, Saúde e bem-estar, Marcio Couto, Energia, Leandro Rudnicki, Transporte, Major Amarildo Ribeiro.

O diretor de planejamento Urbano da Urban Systems, André Cruz, explicou que todas as sugestões, ideias e insights que foram analisadas a partir dos indicadores de Cascavel serão tratadas no plano estratégico “O próximo passo é a uma fase mais qualitativa, onde realizaremos entrevistas com formadores de opinião de cada um dos segmentos indicados no diagnóstico, onde vamos estruturar uma estratégia de como realizar as sugestões que indicamos no diagnóstico.” André Cruz continua “Pós plano estratégico vamos para o Plano de ação, ou seja, a partir dessas estratégias criadas teremos alguns elementos que trazem os pontos de ação para começar a gestão do projeto.”

Segundo presidente do Codesc, Alci Rotta Junior, o diagnóstico é importante para a cidade pois dará direcionamento para o trabalho das câmaras técnicas de diversos setores existentes na cidade. “A nossa Cascavel de 2050, a Cascavel do futuro, está trilhando um caminho com sinergia junto ao poder público, com desenvolvimento planejado. Várias cidades no Brasil já fizeram isso, e estamos com uma grande expectativa de, junto com a Urban Systems conseguirmos um caminho muito mais curto para crescer com planejamento” comentou.

O Codesc é custeado por entidades, pelo setor privado, sem interferência do setor público, tendo como missão estimular a transformação de ambientes urbanos em espaços propícios à inovação, à criatividade e à criação de empresas e negócios. “Para a contratação do diagnóstico, nossos maiores apoiadores até o momento são: Sebrae Cascavel, Acic – Associação Comercial Industrial de Cascavel e Fiep – Federação das Indústrias do Paraná. Pretendemos agora dar continuidade no plano estratégico e no plano de ação e estamos buscando recursos para isto”, comentou.

O ‘Cascavel 2050’ é um Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável da cidade, com ações e resultados de curto, médio e longo prazo. Esse diagnóstico, amplo e detalhado contém índices, indicadores e estudos de políticas públicas de desenvolvimento municipal a serem implantados na cidade nos próximos anos.

Crédito: Assessoria